É comum que nas negociações com possíveis clientes surja dúvida sobre se assessoria de imprensa realmente funciona ou não, e explicamos, com base em dados concretos e cases de sucesso o porquê nosso trabalho realmente funciona e está atrelado ao setor de comunicação, a fim de ampliar a visibilidade das empresas.
O primeiro passo para a parceria entre o prestador de serviço e contratante realmente dar certo é a honestidade e clareza de ambas as partes. Isso inclui a gestão compreender quais são seus objetivos com os serviços da assessoria de imprensa e, do nosso lado, haver a explicação do que significa nossas ações e como funcionam as atividades desempenhadas. Coloco ênfase nessa fase, pois evita más interpretações de ambas as partes e proporciona um alinhamento perfeito entre os dois.
A quebra de expectativa é um dos maiores desafios que uma agência de comunicação tem que enfrentar em seu dia a dia, justamente por não haver essa troca de informações esclarecedoras, e que auxiliam enormemente na continuação dos trabalhos em conjunto. Arrisco-me a dizer que essa objeção a atinge qualquer negócio que oferece serviços, pois como não há “uma foto ilustrativa” como ocorre em produtos, esse desencontro pode ocorrer, porém é facilmente evitado com essa tratativa inicial.
É importante ter essa conversa, pois o sucesso dos passos seguintes depende totalmente desses esclarecimentos introdutórios e, assim, transformar a imagem dos clientes por meio de um trabalho eficaz e permanente. Aqui na Vervi, por exemplo, nosso lema é transformar empresas em notícia, o que significa manter um relacionamento efetivo com a imprensa, resultando em uma potencialização da marca. Ou seja, nossas atividades contribuem como mais uma ação de comunicação para ampliar a visibilidade das instituições.
É relevante ter em mente quais são suas metas para que a equipe da assessoria consiga desenvolver o plano de comunicação, pois ele será a “bússola” para os próximos meses de atuação, obviamente que essa organização pode ser modificada a qualquer momento, é normal que ocorram mudanças e revisões, a fim de melhor atender o cliente. É importante dizer também que o assessor de imprensa tem total condições de identificar pautas dentro das empresas e incluí-las no plano de comunicação ao decorrer do tempo.
Então, para ilustrar melhor, imagine que o objetivo central é transformar o dono da empresa ou então gestor e diretor em uma fonte confiável de informação, pois essa pessoa tem interesses em formar a opinião pública ou de um determinado nicho de público, o nosso papel inicial será um criar relacionamento com a imprensa, baseado na confiança, transparência e cumplicidade com esses jornalistas, para que o nosso cliente seja constantemente uma fonte relevante para os veículos de comunicação, seja da imprensa geral ou segmentada, e assim, cumprir o foco inicial.
Compreende que são ações constantes que aos poucos fazem uma diferença significativa da imagem da marca. Claro que dentro dessa meta citada como exemplo existem outras ações que são complementares e auxiliam a transformar a empresa em notícia e ampliar a presença dos gestores como fontes para esses jornalistas.
Um outro modelo de serviços desempenhados é quando o cliente tem o intuito de divulgar uma novidade da empresa, que seja relevante para seu público-alvo ou então importante socialmente. Por meio da mídia espontânea, esse objetivo consegue ser atingido, pois como apresenta relevância, a assessoria de imprensa consegue sugerir pauta, entrevista, enviar um release ou até mesmo áudio e vídeo, como uma amostra da importância que o assunto tem. Então, novamente a resposta é que assessoria funciona sim.
Tenha em mente que se vai contratar os serviços para ampliar a visibilidade e utilizar mais um canal de comunicação para se tornar conhecido, então sim, também funciona para isso. Ou então se precisa gerir uma crise, lançar uma nota oficial, tornar público o seu diferencial ou uma peculiaridade interessante, a assessoria de imprensa vai atuar perfeitamente.
Mas, é essencial alertar que, se espera um crescimento imediatamente nos índices de venda, por exemplo, ou que você crie um relacionamento com a imprensa rapidamente, que os veículos publiquem material comercial de graça, então, provavelmente, acontece a frustração de uma expectativa não suprida, pois essa não é a função principal da assessoria de imprensa. Obviamente, os nossos serviços influenciam nessa elevação e melhoria, já que a visibilidade e imagem da empresa é modificada positivamente, porém o faturamento depende de uma série de ações, que envolvem todo o setor de comunicação e não apenas a assessoria.
É importante compreender que o aumento das vendas, por exemplo, acontece por meio do envolvimento de alguns setores, inclusive, a assessoria de imprensa, mas que envolve efetivamente os serviços de publicidade, marketing, setor comercial, atendimento e todo os outros processos que geram impacto no consumidor e que culminam em venda. Por isso, manter os objetivos, clareza e sinergia sempre ajustados é a chave principal para a assessoria de imprensa funcionar e muito bem.
Vera Lucia Rodrigues é jornalista, mestre em comunicação social e responsável pela Vervi Assessoria, empresa que há mais de 30 anos se dedica a transformar clientes em fontes responsáveis de informação.